Associadas do SoftexRecife selecionadas em processo de inovação do Sebrae
Oncase, Consumix Branding e Nuplan estão entre as empresas aprovadas no 2º Ciclo de Inovação Aberta do Sebrae Open Innovation.
Oncase, Consumix Branding e Nuplan, empresas associadas ao SoftexRecife, foram selecionadas no 2º Ciclo de inovação aberta do Sebrae Open Innovation. No programa onde as empresas precisam desenvolver soluções que transformem os pequenos negócios do Estado, as empresas foram selecionadas e têm a possibilidade de receber até R$ 240 mil em investimentos.
O Sebrae Open Innovation é um programa de Inovação Aberta do Sebrae, que é executado pelo SoftexRecife, Porto Digital, Cesar e o Centro de Informática (CIN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As instituições foram contratadas através de uma encomenda tecnológica do Sebrae, para rodar o programa que tem o objetivo de desenvolver novas soluções que atendam aos pequenos negócios e as demandas internas da entidade.
Segundo o presidente do SoftexRecife, Yves Nogueira, é importante uma articulação para que as empresas de base tecnológica possam auxiliar os empreendedores.
“O nosso papel é para que as empresas tenham a oportunidade de propor e desenvolver soluções para os desafios colocados pelo Sebrae para o programa, abrindo, assim, mercados potenciais para elas. A nossa contribuição é na exposição das empresas e fazer com que todos saiam ganhando com novos negócios”, disse Yves.
O que foi desenvolvido
Das empresas associadas aprovadas, a Oncase foi selecionada no Desafio 2 – Transformação digital das MPQ, com a solução Ignis. Para o Ciclo, foi desenvolvido um portal conectado com plataformas de e-commerce que recomendará infoprodutos, como consultorias, cursos, eventos, conteúdos, e-commerce mais adequado, para melhorar a performance do empreendedor.
Segundo o Head of Business Development, Filipe Marques, a aprovação representa que a empresa está focada na oferta de melhores produtos para os micro e pequenos empreendedores. “A aprovação no segundo ciclo reforça que estamos no caminho certo em termos de estratégia de produto e crescimento da Oncase, como também de foco e auxílio às MPEs em parceria com o Sebrae. A intenção central é democratizar a inteligência de dados com uma ferramenta simples que ajude os empreendedores na transformação digital de seus negócios”, contou.
Já a Consumix Branding, outra empresa associada ao Centro e selecionada no processo, desenvolveu a solução Beta, uma assistente de Marketing Dinâmico. O objetivo é mostrar aos micro e pequenos empreendedores os melhores direcionamentos de marketing para empresas, inicialmente, do setor de turismo (MVP), a partir de uma análise do que está acontecendo no mercado e as necessidades das empresas.
Segundo a sócia fundadora da Consumix e idealizadora da Beta, Izabela Domingues, a aprovação do programa resulta em uma possibilidade de ofertar o serviço para empreendedores em um momento de retomada econômica.
“Ter a nossa proposta aprovada é uma grande conquista, através desta iniciativa vamos conseguir levar para mais pessoas uma solução inovadora para transformação do marketing das micro e pequenas empresas, inicialmente em Pernambuco, mas com possibilidade de chegar a outros estados brasileiros. O marketing exige das empresas tomada de decisões mais rápidas, análises de cenários mais complexos, o entendimento da transformação do comportamento do consumidor. Nossa proposição é uma plataforma capaz de fornecer inteligência nos negócios dos empreendedores”, destacou Domingues.
A outra empresa selecionada no Sebrae Open Innovation foi a Nuplan. Para este ciclo foi desenvolvida a solução Marketing Data Analytics (MDA), onde o cliente poderá configurar o perfil, suas metas e indicadores e obter a indicação sobre qual a melhor estratégia de negócio.
“Sempre quisemos nos envolver em iniciativas que trouxessem um alto impacto para a comunidade. Sobretudo, com a construção de soluções que fossem aderentes a diversos portes de empresas e diferentes mercados. O MDA tem como objeto principal apresentar os indicadores de marketing de forma a proporcionar a melhor tomada de decisão em tempo real”, disse a fundadora da Nuplan e Head de Vendas, Samantha Berenguer.