Celebração dos 30 anos do Softex PE
Um verdadeiro tributo a ícones do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação de Pernambuco. Assim foi a celebração dos 30 anos do Softex PE que aconteceu na quinta-feira (01), no Armazém Blu’Nelle do Recife. O evento foi para mais de 300 convidados (entre empresas associadas, colaboradores, funcionários, imprensa e amigos), em uma festa inesquecível para quem acompanhou a trajetória de crescimento do Centro de Excelência de Tecnologia em Software.
No telão – instalado estrategicamente no palco – estava a performance do Softex PE nas últimas três décadas: ser a maior associação de empresa de TIC do Nordeste, com nada menos que 426 associados, além de ser uma das principais referências no ecossistema do Porto Digital. Todas as marcas das empresas foram exibidas durante a festa, numa demonstração de reconhecimento público pela iniciativa de todos que acreditaram propósito do Softex PE, desde a sua criação em 1994 até hoje.
“Eu confesso que estou surpreso. Eu imaginava que chegaríamos aos 30 anos, mas não com a pujança e a dimensão que temos hoje”, disse emocionado, José Cláudio, presidente do Conselho Softex PE. Ele foi chamado ao palco pelos anfitriões da celebração: o presidente, Yves Nogueira, e os diretores, Virgínia Sgotti e João Onofre.
Yves Nogueira fez questão de ser mestre de cerimônia para homenagear todos os amigos – que antes dele assumir a presidência nos últimos quatro anos – estiverem à frente da consolidação da marca Softex PE no mercado de TIC em Pernambuco. Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o Softex PE é uma das forças fundadoras do mundo digital e um dos pilares do Porto Digital. “Temos todos nós um caminho longo ainda pela frente. A gente sabe onde quer chegar do ponto de vista de desenvolvimento do Estado, do Recife e do Brasil”, destacou.
Durante a solenidade, outros nomes importantes deixaram seus depoimentos sobre experiências com o Softex PE, entre eles, Cláudio Marinho, considerado um visionário do modelo atual do Porto Digital e do próprio Softex PE. Também parabenizaram o aniversário da empresa, a presidente da Assespro, Laís Xavier, e o presidente do Seprope, Gerino Xavier.
A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause era uma das convidadas mais entusiasmada: “Eu fiz questão de estar aqui para comemorar os 30 anos do Softex PE. Isso é muito importante para Pernambuco. Também, trago aqui um abraço e os cumprimentos da governadora Raquel Lyra”.
O ponto alto da celebração foi o depoimento dos jovens Paulo César e Melissa Matos, ex-alunos do curso de Formação Acelerada em Programação (FAP), desenvolvido numa parceria entre o Softex PE e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ambos revelaram o quanto o FAP transformou a vida e abriu oportunidades de emprego, após a formação teórica e prática que receberam de Front-End e Back-End. Os dois estão trabalhando em empresas importantes e seguindo carreira no mercado de TIC.
O Softex PE vai formar até o final deste ano, mais de 1.500 jovens e adultos que podem se candidatar às vagas disponíveis na área de TIC em todo país, com qualificação e excelência oferecidos pelo FAP no Recife, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Petrolina, Natal (RN) e João Pessoa (PB).
O presidente Yves Nogueira tratou os números conquistados pelo Softex PE como a soma de várias iniciativas, parcerias e ações realizadas através do sentimento de coletividade; principalmente quando no processo de interiorização que levou a empresa a se instalar em Caruaru e Petrolina.
No telão cuidadosamente produzido pela equipe do Softex PE, estava a constatação dos mais de 1000 eventos realizados, impactando direta e indiretamente as 426 empresas associadas, além das que foram convidadas a participarem de ambientes de networking e rodadas de negócios, a exemplo do Match Day e o Conexão.
A festa dos 30 anos do Softex PE não foi somente homenagens e discursos. A noite foi marcada por muita música ao vivo, jantar e interação entre os convidados especiais. Antes de encerrar sua fala, o presidente do Softex PE, Yves Nogueira agradeceu a sua equipe pela dedicação ao evento. “Reconhecemos que a liderança no mercado do TIC nordestino, deve-se, sobretudo, aos nossos associados e profissionais extremamente qualificados e preparados para ocuparem o lugar privilegiado que estamos neste momento”, reforçou.