SoftexRecife completa 27 anos em defesa do setor de tecnologia

O Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife teve aumento de 40% nas empresas que ingressaram como associados de janeiro de 2020 até maio deste ano. Foram 63 novos integrantes.

O Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife – SoftexRecife está completando 27 anos de atuação em 2021. O Centro atua com o objetivo de incentivar o sistema de negócios de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em Pernambuco, promovendo a integração, capacitação e certificação empresarial, apoiando a inserção competitiva das empresas no mercado para aumentar os seus resultados. Atualmente, a entidade tem 238 empresas associadas que contam com todo suporte de mentorias e consultorias para o desenvolvimento empresarial.

A associação de empresas de TIC, sem fins lucrativos, foi criada em 8 de novembro de 1994, sendo o sexto núcleo criado no País. Em 2006 foi reconhecida como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público nos níveis municipal, estadual e federal, com registro junto ao CATI – Conselho de Atividades de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A comemoração pelos 27 anos do SoftexRecife acontecerá, no próximo dia 16 de dezembro, durante e confraternização ecossistema de TI que reúne ainda Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação em Pernambuco e na Paraíba (Assespro PE/PB), Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (SEPROPE), Manguez.Al e Porto Digital. Na ocasião será lançado o catálogo “Um Recife Conectado”, que conta a história do painel gigante que foi pintado no térreo do ITBC, edifício-sede do SoftexRecife. O evento marca ainda o lançamento do novo telhado verde do Centro de Inovação, que passou por uma reforma recentemente.

Na comemoração do aniversário, o SoftexRecife vai homenagear empresários que atuaram na contribuição para o crescimento da entidade e pelo apoio ao desenvolvimento do setor de TIC no estado de Pernambuco e no país. Entre os homenageados, estão Ruben Delgado, João Onofre Alves, Ascanio França, Pierre Lucena, Lais Xavier, Gerino Xavier, Italo Nogueira, Marco Aurélio Farias, Diogo Caetano Alves Firmo, José Claudio Oliveira, Alcides Pires, Antônio Valença , Manoel Amorim, Fred Arruda, Chico Saboya, Rodrigo Vasconcelos, Cláudio Marinho, Ismar Kaufmann, Geraldo Andrade e Silvio Meira.

Novos associados

Durante a pandemia da Covid-19, o SoftexRecife conseguiu obter a adesão de 63 novas empresas associadas, de janeiro de 2020 até maio de 2021, somando 225 associados. Com as novas empresas, o número de associados no Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife apresentou um aumento de 40%.

“Representamos as empresas e geramos valor pelo nosso ecossistema. Temos diversidade para networking, maior disponibilidade e riqueza de soluções para nossos clientes, parceiros e investidores. Estar conosco representa mais oportunidades e serviços”, afirma o presidente do SoftexRecife, Yves Nogueira.

Como grandes atrativos para os associados, o Softex aposta na defesa do setor e na possibilidade de aproximação com clientes em potencial. Para este ano, o Centro espera um crescimento de cerca de 20% no número de associados.

“A economia, a partir da vacinação, está demonstrando que pode ter uma recuperação até antes do esperado. Com nosso apoio esperamos que novos empreendedores façam parte do nosso time, desenvolvendo o ecossistema”, conta Yves.

Match Days

Uma das ações realizadas pelo Softex para estimular os negócios, é o Match Day. O evento possibilita um melhor desempenho e conectividade entre as empresas que procuram por produtos e serviços de base tecnológica e as que fornecem essas soluções, fomentando negócios.

Durante um Match Day, as empresas se reúnem, para que a que propôs o problema, possa selecionar a que apresentou a melhor solução para a demanda. As empresas contratantes têm acesso à oferta de produtos e serviços para abordagens ainda mais inovadoras dentro do seu mercado.

Entre os anos de 2017 e 2021, o Softex Recife realizou mais de 120 eventos de conexão, entre Match Day e Match Sessions, onde mais de 70 empresas de diferentes segmentos puderam participar. Somente no ano passado, 16 empresas foram atendidas, demonstrando o interesse cada vez maior de marcas em busca de soluções tecnológicas mais próximas.

De acordo com o presidente do Softex, Yves Nogueira, a iniciativa busca encurtar a procura das empresas por recursos tecnológicos que solucionem seus problemas. “Isso gera uma conectividade maior entre os nossos membros e facilita os negócios, valorizando também o que é feito no nosso parque tecnológico, consolidando Recife como um grande centro de soluções”, destaca Yves Nogueira.

Reconhecimento

Para Cláudio Marinho, fundador da Porto Marinho e do Porto Digital, a contribuição do Softex tem potencial para beneficiar ainda mais a cidade. “É muito tempo, mas muito pouco pelo que ainda pode fazer pelo Recife e pelas empresas associadas. Fui um dos primeiros executivos nos anos 90, e hoje tem centenas de associados e a parte importante é que promove o desenvolvimento do Recife, tem muita vitalidade e a cidade precisa muito mais da gente”, disse.

Laís Xavier, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação em Pernambuco e na Paraíba (Assespro PE/PB), considera que o Centro beneficiou o processo tecnológico na cidade. “Atuamos sempre juntos para fortalecer nosso ecossistema, participamos do processo de modernização. Conseguimos ser mais fortes e fortalecer todas as empresas”, contou.

De acordo com José Cláudio Oliveira, CEO da Procenge e ex-dirigente do SoftexRecife, o Centro atrai novos serviços de aprimoramento das empresas. “São 27 anos de ação, trabalho, de preocupação com a formação do cenário de TI no Recife. Aprimoramos muito a qualidade do software brasileiro que vem melhorando muito. O mercado mudou muito, a tecnologia também. Construímos o ITBC, a casa do empresário de software, que já é um ponto de referência, uma sede de várias empresas e entidades presentes”, declarou.

Na avaliação de Manoel Amorim, fundador da Facilit Tecnologia, a instituição permitiu que sua empresa pudesse atuar de melhor forma. “O SoftexRecife é uma das entidades criadoras do Porto Digital e muito importante para o nosso ecossistema. A Facilit foi encubada no Centro, aprendemos a trabalhar em equipe, com outras empresas, entendendo sobre teste de software e qualidade”, pontuou.

Já na opinião de Rodrigo Vasconcelos, sócio-diretor da CMTech Soluções e ex-presidente da Assespro-PE/PB, as conexões a partir do Softex beneficiam as empresas. “O SoftexRecife tem o papel de proporcionar um networking de qualidade, conexão entre pequenas, médias e grandes empresas. É importante o apoio que a instituição sempre ofereceu para o nosso Estado”, afirmou.

Segundo Gerino Xavier, presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (SEPROPE), durante sua atuação, a entidade conseguiu se consolidar como um grupo de sucesso. “Comemorar 27 anos é fazer parte da história. É um ecossistema e o Softex sempre teve papel relevante, mediando conhecimento, trazendo oportunidades de negócio, é uma chancela necessária de sucesso”, disse.

FALE CONOSCO

E-mail: contato@softexrecife.org.br

Fone: (81) 3224.4251

LOCALIZAÇÃO

R. Domingos José Martins, 75 • Recife Antigo
Recife • PE • 50030-200

softex_pernambuco_br

© SOFTEXRECIFE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. | Desenvolvido por QUINA